BLOG

Como cuidar de ferramentas de corte

Nem sempre as ferramentas recebem a devida manutenção. Você sabe como cuidar das ferramentas de corte do seu negócio? Esse é o tema deste artigo!

As ferramentas de uma empresa são parte do investimento feito pela marca para que ela operar. Sendo assim, é necessário cuidar desse investimento, de modo que ele ajude o negócio a crescer. Então, surge a pergunta: sua equipe sabe como cuidar de ferramentas de corte? Se a resposta tiver sido não, acalme-se.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender como cuidar desses equipamentos, aumentando consideravelmente a sua vida útil e eficiência.

Cuidado com a umidade

A umidade é uma das principais inimigas das ferramentas de corte. Ela contribui para o processo de corrosão que pode reduzir a eficácia da ferramenta, além de colocar a saúde do trabalhador em risco.

Oriente seus funcionários a sempre verificarem se o local onde as ferramentas são guardadas apresenta sinais de umidade, como a presença de mofo ou gotas escorrendo das paredes.

Locais mal ventilados costumam ser péssimos para guardar equipamentos de metal. Além disso, certifique-se que as ferramentas nunca serão guardadas sujas ou úmidas.

Lubrifique suas ferramentas

Como cuidar das ferramentas de corte é um trabalho preventivo, é preciso se atentar à principal aliada nesse objetivo: a lubrificação. Além de melhorar o desempenho dos equipamentos, os óleos de lubrificação ainda garantem uma camada de proteção ao metal, fazendo com que a umidade ou outros problemas não prejudiquem a peça.

É claro que a lubrificação não pode ser feita de qualquer modo. Verifique junto ao fabricante que tipo de óleo é recomendado e com que frequência a lubrificação deve ocorrer.

Feito isso, basta treinar os funcionários para que façam o procedimento de forma correta.

Como cuidar de ferramentas de corte - Laio Ferramentas

Limpe adequadamente suas ferramentas

Limpar uma ferramenta de corte não é uma tarefa banal. Quando feita do modo errado, ela pode perder capacidade de corte, ser arranhada ou continuar suja.

O acúmulo de sujeira faz com que a limpeza se torne cada vez mais difícil, pois ela atinge locais de difícil acesso. Isso faz com que algumas ferramentas se tornem pesadas de manusear, prejudicando o trabalho — e exigindo que a peça seja trocada antes do fim da sua vida útil. Assim como a lubrificação, a limpeza também deve obedecer às orientações do fabricante.

Treine seus funcionários

O mau uso pode danificar permanentemente as ferramentas de corte. Como cuidar das ferramentas de corte se o funcionário não recebeu nenhuma orientação sobre o tema? O processo de treinamento interno pode ajudar o colaborador a tirar dúvidas que passam despercebidas durante o dia a dia de trabalho.

Afie as ferramentas

Pode parecer trivial falar disso, mas muitos danos às ferramentas de corre ocorrem porque elas não foram devidamente afiadas. Dependendo da ferramenta, a falha de afiação coloca o seu operador em risco.

Contrate parceiros especializados em manutenção

A manutenção das ferramentas de corte deve ser feita por quem entende do assunto. Subestimar esse processo pode destruir a peça. Sendo assim, tenha sempre o contato de empresas especializadas nesse mercado, pois elas poderão te socorrer quando as suas ferramentas apresentarem os primeiros sinais de desgaste.

Agora que você entendeu como cuidar das ferramentas de corte da sua empresa, inicie um processo de manutenção adequado, uma vez que essas ferramentas são parte do patrimônio da sua marca.

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
VEJA TAMBÉM

Qual é a importância de afiar as ferramentas de corte?

Dicas de segurança na utilização de ferramentas de corte

Laio Ferramentas - Logo
Rod. da Uva, 1209 - Roça Grande
CEP 83402-000 - Colombo - PR
Horário de atendimento:
8h às 12h - 13h15 às 18h