BLOG

Como limpar ferramentas enferrujadas?

Uma das grandes conquistas da humanidade foi a dominação do metal. Graças a esse feito, todos os outros avanços tecnológicos que nos trouxeram até aqui foram possíveis. Contudo, com o passar do tempo, as pessoas perceberam o poder nocivo da ferrugem sobre essas peças, fazendo com que os indivíduos aprendessem como limpar ferramentas enferrujadas.

Há quem diga que a ferrugem é invencível, que não há como evitar que ela apareça, pois se trata de uma consequência do tempo. Será que isso é verdade? Bem, para ajudá-lo a entender melhor esse processo, reunimos as principais informações sobre o tema neste artigo!

A ferrugem não tem nada a ver com o passar dos anos

Em primeiro lugar, precisamos entender que a ferrugem não é um processo que está ligado com o passar do tempo, mas com a umidade. Uma peça enferrujada pode ser nova — assim como uma ferramenta pode durar décadas sem apresentar ferrugem. O segredo está no controle da umidade do local onde essas peças são guardadas, da devida lubrificação que elas recebem e da manutenção feita nos objetos.

Receitas simples nem sempre funcionam

O primeiro passo é entender as características da sua ferramenta. Na internet, existem várias receitas usando limão, bicarbonato de sódio etc. Essas dicas devem ser lidas com cuidado pelo cliente doméstico e completamente ignoradas pela indústria. No dia a dia, a pessoa pode tentar limpar a ferrugem usando essas soluções, pois seus e equipamentos são simples — e em alguns casos baratos, de fácil substituição.

Como limpar ferramentas enferrujadas - Laio Ferramentas

Muita gente acredita que produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e até mesmo refrigerante conseguem limpar a ferrugem. A verdade é que o que vai retirar a camada de ferrugem e a ação de um produto abrasivo, como uma escova.

É claro que em peças pequenas, essas soluções podem aparentar um resultado mágico, mas, acredite, em muitos desses casos bastaria usar água, detergente e alguma escova de limpeza. A nível industrial, quando falamos de ferramentas mais complexas, é preciso que o processo de limpeza seja adequado, seguindo orientações específicas para cada tipo de peça.

Como limpar ferramentas enferrujadas

Em primeiro lugar, você deve iniciar o processo de limpeza ao primeiro sinal de ferrugem, já que a corrosão pode danificar permanentemente a peça. Contudo, se a sua ferramenta já está em um processo de corrosão avançado, pode ser melhor terceirizar a tarefa, contratando uma empresa especializada na limpeza e manutenção de ferramentas, como a Laio Ferramentas.

Você ainda pode usar produtos específicos para essa limpeza. Ao contrário das receitas caseiras, essas soluções são resultado de pesquisas industriais, trazendo uma eficácia ao processo de retirada da ferrugem.

A depender da peça, você pode usar lavadoras de alta pressão ou equipamentos de jateamento, pois essas máquinas costumam ser muito eficientes para a retirada completa da ferrugem. A lixa e a escova de aço também podem ajudá-lo a remover completamente os traços de ferrugem. Nesse caso, tome cuidado com o uso da força, pois você pode riscar a sua ferramenta.

Aliás, não é preciso usar a força na limpeza. O contato dos elementos abrasivos com a ferramenta, por meio de movimentos contínuos, é suficiente. Também é recomendado deixar a ferramenta de molho em uma solução com detergente ou produto específico para ferrugem. Isso faz com que a sujeira amoleça. Lembre-se de usar luvas para lavar as suas ferramentas, pois os produtos de limpeza, mesmo que caseiros, podem manchar a sua pele!

Gostaria de limpar as ferramentas enferrujadas da sua empresa, mas não tem tempo? Quer garantir que o trabalho seja feito com qualidade? Então clique no botão a seguir para conhecer nosso serviço de Manutenção de ferramentas!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
VEJA TAMBÉM

Qual é a importância de afiar as ferramentas de corte?

Como cuidar de ferramentas de corte

Laio Ferramentas - Logo
Rod. da Uva, 1209 - Roça Grande
CEP 83402-000 - Colombo - PR
Horário de atendimento:
8h às 12h - 13h15 às 18h