BLOG

Qual é a importância de afiar as ferramentas de corte?

Você sabia que muitos negócios têm prejuízos por causa da falta de afiação de suas ferramentas de corte? Explicamos os detalhes neste artigo!

Você já parou para pensar na importância de afiar ferramentas de corte? Ferramentas de corte têm sido grandes aliadas de diversas atividades industriais, ajudando a sociedade a evoluir na criação dos mais diferentes produtos.

Muitos itens, como móveis, tábuas, tecidos etc. precisam desses equipamentos. Até mesmo a produção de papel necessita de ferramentas de corte, como serras, já que a produção de celulose começa com o corte de madeira de reflorestamento.

O problema é que nem sempre os empresários dão a devida importância a esse tema. O resultado dessa negligência costuma vir na forma de prejuízos. Para evitar que a sua empresa viva esses momentos tão desagradáveis, recomendamos a leitura atenta deste artigo.

A importância de afiar ferramentas de corte na manutenção preditiva

Você sabe a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva? Comecemos falando da pior delas: manutenção corretiva. Nesse caso, a empresa percebe que as suas ferramentas de corte já estão bem desgastadas, em alguns casos quebradas, sendo necessária a substituição.

Essa manutenção é ruim porque, em muitos casos, o negócio fica impedido de operar até que novas ferramentas sejam compradas. Esse tipo de manutenção também costuma ser mais cara. É claro que algumas ferramentas, como brocas, podem ser compradas de forma mais freqüente.

Contudo, o ideal é que a empresa cuide dos materiais que já têm, comprando novos equipamentos de forma planejada — e não porque danificou ferramentas que só precisavam de um pouco de atenção.

Qual é a importância de afiar as ferramentas de corte - Laio Ferramentas
Manutenção preditiva em ferramentas de corte

Nesse caso, a empresa monitora a ferramenta para entender o seu comportamento e fazer a manutenção antes que ela fique inutilizável. No caso da importância de afiar ferramentas de corte, podemos entender que se a serra começa a apresentar dificuldades para cortar determinado material, ela pode estar precisando de afiação.

Manutenção preventiva em ferramentas de corte

Já a manutenção preventiva está associada, como o nome sugere, à prevenção de danos. No caso das ferramentas de corte, um exemplo dessa manutenção seria a orientação dos funcionários no manuseio dos equipamentos, evitando danos causados pelo mau-uso.

A importância de afiar ferramentas de corte em uma empresa especializada

Afiar ferramentas de corte exige expertise, já que cada peça é composta por um tipo de metal, apresenta determinado tipo de desgaste que têm características singulares.

Quando a afiação é feita de forma inadequada, a ferramenta sofre dano — que pode ser permanente. Ademais, é mais cômodo para o negócio terceirizar esse processo, em vez de deslocar uma equipe apenas para a afiação dessas ferramentas — algo impensável, dependendo do porte da empresa.

A importância de afiar ferramentas de corte vai além do óbvio. É claro que o funcionário não conseguirá trabalhar adequadamente se a sua ferramenta de trabalho estiver sem fio. Contudo, a empresa também pode lidar com prejuízos causados pela perda de dias de trabalho, cancelamento de pedidos e a compra emergencial de novas máquinas e equipamentos.

Ah! Você sabia que, dependendo do tipo de equipamento, ele pode ser completamente recuperado? Basta uma análise da situação e o desenvolvimento de um plano de ação por uma equipe especializada.

Por isso, ao primeiro sinal de desgaste, procure uma empresa experiente no mercado de ferramentas de corte, como a Laio Ferramentas, para que essas peças sejam afiadas adequadamente. Nunca se esqueça da importância de afiar ferramentas de corte, ok?

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
VEJA TAMBÉM

Como cuidar de ferramentas de corte

Dicas de segurança na utilização de ferramentas de corte

Laio Ferramentas - Logo
Rod. da Uva, 1209 - Roça Grande
CEP 83402-000 - Colombo - PR
Horário de atendimento:
8h às 12h - 13h15 às 18h